Mapforum

Mapforum

domingo, 28 de junho de 2009

Réguas de plotagem UTM



Novidade para os Navegadores e Trekkers

As réguas de plotagem em coordenadas UTM nas diversas escalas pertencentes ao nosso sistema cartográfico.

A pequena régua ajuda em poucos segundos a plotar um ponto numa coordenada qualquer, bastando para isso um pequeno treino no traquejo de utilização. Lembre-se para plotar é necessária a regra do sentido na busca de coordenadas.

Vale rememorar que o sentido é sempre da esquerda para direita (me desloco na horizontal para buscar as minhas linhas verticais) e de baixo para cima (me desloco na vertical para buscar minhas linhas horizontais).

Os três últimos algarismos de uma coordenada UTM são sempre de trás para frente unidade dezena e centena de metros.
Exemplo: UTM (481150 /6680200)
Identifico na carta topográfica no lado esquerdo ou direito da mesma a quadrícula 481000 e de baixo para cima a 6680200. Geralmente nas cartas 1:50 000 eles omitem os três últimos algarismos.

Para usar a regra de plotagem me desloco com a régua da esquerda para a direita 150 metros (3mm na escala 1:50 000) e de baixo para cima 200 metros (4mm na escala 1:50 000).

Não esqueça que a régua tem um transferidor de 360 graus nela embutido e é preciso, como todo equipamento, treinar o uso para poder ser efetivo sua utilização.

Acredito que seja mais rápido do que levar as réguas tradicionais e ficar convertendo escala.

Maiores informações: www.bigwall.com.br ou msn: creonte38@hotmail.com com Ayr.



Nenhum comentário:

Postar um comentário