Mapforum

Mapforum

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Garmin Descontinuados 1



Começarei a série Garmin Descontinuados com o modelo Map 60 CSx.
Lembrando que na Série Map para receptores 60 e 76, as palavras e letras representam o seguinte:
1. Map - Aceita mapas de detalhe vetoriais
2. C - Significa que a tela apresenta cores
3. S - Sensores extras como bússola eletrônica e altímetro barômétrico
4. x - Há driver para cartões de memória(microsd)
Nas figuras acima aparecem os diversos botões que nos ajudarão a configurar a máquina para uso em campo e com softwares.
Os softwares que irei me deter a explicar são os seguintes:

1. Mapsource
2. TrackMaker
3. Google Earth

Tenha em mente o seguinte raciocínio:
  • A máquina GPS não é um mito, um "monstro", todas e de quaisquer marcas precisam das mesmas coisas para funcionar corretamente, a única diferença, está nos botões e na ordem das telas que irão aparecer no visor, que são configuráveis ao gosto do usuário
  • O GPS sempre precisa ser calibrado nas unidades, nos sistemas de referência, no sistema de coordenadas, nos sensores extras, se tiver(bússola eletrônica e barômetro). Devem ser sobretudo zerado de pontos, rotas e trilhas antes de ir a campo. Nada substitui a planilha com papel e caneta, ela assim como, a bússola magnética, devem acompanhar o GPS. Isso lhe dará mais agilidade na coleta dos pontos e na hora de anotar detalhes.
  • A bússola, nesse caso, é de dois eixos (só funciona com o GPS na horizontal). Os mais modernos já eliminaram este problema com o terceiro eixo.
  • A calibração do altímetro barométrico pode ser feita com o conhecimento prévio da altitude onde você se encontra ou pressão atmosférica atual. Embora a calibração tenha que ser feita a cada saída de campo, não calibre o altímetro num dia de mudança de tempo porque não vai funcionar corretamente. A bússola deve ser calibrada deitada, executando 2 giros contínuos(girar sobre ela mesma), longe de ambientes magnéticos.
  • O horário de verão não deve ser configurado no automático aqui no Brasil, porque sempre temos o horário de verão manipulado por datas religiosas e não numa data específica.
  • Sempre defina as pilhas que utiliza de forma correta(alcalina, NiMh, Lithium) caso contrário, afetará no cálculo de quanto tempo terá de bateria.
  • O nível de precisão do GPS é afetado pela carga da bateria, a pilha fraca aumenta o erro. Caso tenha repentinamente uma queda de precisão e não saiba por qual motivo, verifique as pilhas.
  • A hora é tudo para o GPS, se ela estiver configurada num fuso errado, todas as informações de coordenadas também estarão erradas. Para o caso do RS (-3:00 ou Brasília). Verifique o fuso da sua região.
  • Falando de precisão o WAAS ou EGNOS que melhora a precisão do sinal do GPS ainda não funciona no Brasil, deixe o mesmo desligado para poupar sua bateria e não atrapalhar o seu sinal.
  • O GPS vem de fábrica configurado num DATUM americano (WGS 84) e nossos mapas e cartas usam DATA(DATUM no plural) diferentes. A maioria usa CÓRREGO ALEGRE ou SAD 69, portanto é necessário modificar no submenu UNIDADES de WGS 84 para um destes citados, caso use uma de nossas cartas topográficas.
  • O botão MENU quando apertado 2 vezes sempre irá para o MENU PRINCIPAL independente da tela que estiver.
  • O botão FIND irá sempre para uma biblioteca de pontos.


Até breve, Ayr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário