Mapforum

Mapforum

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Descarregar dados do GPS no QGIS


Descarregar dados diretamente do GPS (Garmin):

Menu/Vetor/GPS/Ferramentas GPS:


Agora selecione a aba “Descarregar do GPS” e clique em “Editar dispositivos”, selecione “Garmin serial”, na “Porta” coloque “usb”. Escolha qual o “Tipo de feição” que deseja descarregar (pontos, rotas ou trilhas). Atribua um Nome a camada e clique em “Salvar como”.


Agora atribua um nome de saída para esse arquivo de feição que escolheste (sugiro colocar o mesmo nome da camada). Clique em “Salvar”.


Clique em “OK”:


Visualize a sua camada ser carregada na tela:


Caso não apareça a camada na sua tela clique com o botão 2 do mouse na camada(waypoint) e selecione “Aproximar a camada à sua extensão”:





4 comentários:

  1. boa noite Ayr,

    ótimo tutorial! rápido e objetivo.
    entretanto, gostaria de compartilhar contigo o meu problema: segui todos os passos e não consigo finalizar a atividade, retornando sempre a seguinte nota:

    "Impossível descarregar dados do GPS!dyld: Library not loaded: @loader_path/../Frameworks/QtCore.framework/Versions/5/QtCore
    Referenced from: /Applications/QGIS.app/Contents/MacOS/grass/bin/gpsbabel
    Reason: image not found""

    outro retorno negativo também ocorre assim: "seu dispositivo não suporta esse tipo de camada"

    minhas dúvidas são: se a rotina de comando muda para diferentes aparelhos (QGIS) e qual é a interface de saída (gps).

    estou usando um Garmin 62s; QGIS 2.10.1 (mac)

    obrigado

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ayr, segui os passos descritos e não consegui importar os dados diretamente do gps garmin 76csx. Qdo abro a tabela de atributo no qgis aparece 7 colunas: name-elevation-comment-description-source-url-urlname. Sendo que as 3 ultimas colunas aparece a seguinte informaçãlo (null).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emir, sugiro você usar o GTM Track Maker para baixar os dados do GPS. Tem ele na versão free. Não esqueça de executar o driver de instalação do 76 CSx no seu computador, para que os sistemas conversem entre si.
      Depois de descarregar os dados no GTM, salve como DBX, e aí vai abrir no QGIS..
      Certifique-se que no projeto no GTM trackmaker está no mesmo sistema de coordenadas e DATUM dos dados coletados (ver menu do receptor).
      Boa sorte!

      Excluir